Coberturas
Câmara homenageia o Dia Nacional do Cerimonialista
Home Últimas Notícias Câmara homenageia o Dia Nacional do Cerimonialista

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (21), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Cerimonialista. A solenidade foi proposta através do requerimento 4438/2018 de autoria do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. O Dia Nacional do Cerimonialista foi criado pela Lei nº 12.092 de 16 de novembro de 2009, e é comemorado no dia 29 de outubro anualmente.

A data marca a criação do Comitê Nacional do Cerimonial Público, em 1993. A atuação do comitê foi fundamental para o reconhecimento, por parte da sociedade, da importância da função de cerimonialista, que deve ser exercida por profissional preparado, com formação especializada.

A sessão foi presidida pelo chefe do Poder Legislativo da Capital, Antônio Henrique. A Mesa de Honra foi composta pelas seguintes autoridades: deputado estadual Walter Cavalcante; presidente da Cruz Vermelha do Ceará, Alan Damasceno; presidente da Associação dos Cerimonialistas do Ceará, Laucy Salles; membro fundadora do Comitê Nacional de Cerimonial Público, Alessandra Aragão; fundador da Câmara de Cerimonialistas do Ceará, Flávio Liffeman, coordenador do Cerimonial da Câmara Municipal de Fortaleza, Washington Luiz Barbosa.

Em sua saudação aos presentes, o presidente Antônio Henrique disse que entende a importância dessa profissão, “se não fosse por eles eu seria capaz de esquecer as autoridades presentes. Mas o trabalho do cerimonialista vai muito além da condução dos rituais dentro de uma cerimônia, pois ele garante a organização e o bem-estar de todos participantes. São eles que mantêm tudo no ritmo, como regentes de uma grande orquestra. Programação confirmada, roteiro definido, nominatas na mão do anfitrião, convidados aguardando e, o ok do cerimonial é o sinal de que está tudo perfeito, para iniciar o evento,” ressaltou.

Antônio Henrique pontuou que o cerimonial traz conforto e segurança para que não ocorram imprevistos. “E com certeza eles existem, mas ficamos tranquilos poisteremos o suporte de uma equipe competente, treinada e ágil para contornar a situação. Aqui na Câmara, o time é forte, e em nome do Washington, eu aproveito para saudar ae destacar a importância desta profissão para o bom funcionamento de todas as atividades aqui desenvolvidas, assim como nas outras instituições que contam com a valorosa atuação de um cerimonial”, frisou.

Destacou que o coordenador do cerimonial da Câmara, Washington Luís chegou na Casa em 2005, e desde então vem exercendo um brilhante trabalho nos diversos setores que atuou, principalmente, no Cerimonial onde passou maior parte desses 14 anos. “Logo que tomei posse, fiz questão de trazê-lo para coordenar o cerimonial e acredito que fui assertivo nessa decisão”, pontuou.

O presidente finalizou sua participação agradecendo a todos que exercem a profissão de cerimonialista, de forma dedicada, “a exemplo da minha equipe aqui presente e, esta agraciação além de justa e merecida é também uma demonstração do reconhecimento de todos nós vereadores, que aprovamos por unanimidade, esta homenagem. Em nome de todos os parlamentares desta Casa, o meu muito obrigado!”, enfatizou. Em seguida houve a cantora Carol Damasceno cantou “La vie en Rose”, de Édith Piaf

Em seguida foram iniciadas as homenagens da noite para os seguintes cerimonialistas: Alane Gonçalves Pinto; Alessandra Bezerra Aragão; Alessandra Ferreira Viana; Antônio Angeli de Sá; Amanda Mara de Carvalho Nogueira; Carolina Sales de Sousa Crisóstomo; Cármen Frota; Daniele Lima de Sousa Camelo; Eliana Marreiro; Eva Mendes; Fabiana Nobre; Tereza Arruda (in memoriam), representada por sua filha Rebeca Arruda, também cerimonialista; Fátima Arruda; Fábio Liffeman e Gracy Martins; Jackson Braga; Janaína Azevedo, Laucy Salles; Maria Lúcia Cavalcanti de Moraes Lima; Maythê de Oliveira e Deminho Oliveira; Patrícia Sampaio; Rafaela Mesquita, Rai Meireles; Raphael Joca Bayma, Raquel Parente; Raquel Mendonça; Coronel Ricardo Almeida Porto; Roberto Alves; Sicília Regadas; Sulamita Nunes; Vitória Costa; Wilkson Santos; Washington Luís Barbosa.

Em nome dos homenageados falou Laucy Salles, que destacou o sentimento de gratidão à Câmara pelo reconhecimento ao trabalho valoroso exercido pelos profissionais. Esse evento marca uma aproximação maior dos que faz o cerimonial publico e o social. Caminhamos com a mesma intenção de oferecer um trabalho ético e profissional. Nossa missão é tornar cada evento inesquecível para nossos clientes e convidados”, avaliou.

Ela destacou a importância da cadeia produtiva e traz o empreendedorismo e soma com o setor esforços para um bem comum. Ela evidenciou o trabalho da Associação dos Cerimonialistas, a qual preside e finalizou destacando os agradecimentos à Casa, em nome do presidente Antônio Henrique.

Em seguida falou o presidente da Câmara de Cerimonialistas do Ceará, Flávio Liffeman, que destacou que essa é a quarta vez que a categoria está sendo homenageada pela Casa. “Muito se fala entre cerimonial público e social. Iniciamos o movimento de aproximação dos setores, e acreditamos que todos nós temos um grande valor e importância. Ele destacou o trabalho da Câmara dos Cerimonialistas que em breve será apresentada a todos. Finalizou suas palavras ressaltando que foram 32 homenageados pela Câmara, mas outros 100 fazem parte de um grupo coeso que se auxilia mutuamente.

Finalizando os pronunciamentos, falou o coordenador do Cerimonial da Câmara Municipal, Washington Luiz Barbosa. Destacou o orgulho e a honra de representar os cerimonialistas destacando o trabalho dos homenageados. “Nossa profissão está em vias de ser oficializada, mas há muito tempo vem contribuindo com a sociedade. Mas a atuação do cerimonialista vai muito além da organização dos eventos, pois envolve também um conjunto de esforços. Estamos no dia a dia nas autoridades. Cada um tem sua história, que o fez se encaminhar para a área, mas temos algo em comum que é trabalhar para oferecer um trabalho sério, ético e comprometido”, disse.

Washington destacou que iniciou em cerimonial ainda em Brasília, mas ao retornar ao Ceará em 2003 foi convidado a fazer parte da equipe a Câmara Municipal pela então chefe do cerimonial, Alessandra Aragão. Em 2013 fui convidado para assumir o Cerimonial da Casa pelo hoje deputado Walter Cavalcante e agora retornei à Casa através do presidente Antônio Henrique”, detalhou.

Em seguida Washington passou a citar os membros de sua equipe e destacar o trabalho de cada um: Glícia Cavalcante, supervisora do cerimonial; Alexandre Távora; Rosiane Saboia; Alexandre Aragão; Gabriela Saboia; Pablo Freire, Marcos Silva, Álisson Brito; Marina Alencar, Henrique Pote; os garçons Antônio Martins; Ednardo Lima e Djacir Oliveira; os funcionários de audio e vídeo Ronildo Lima e José.

Finalizando suas palavras ele agradeceu primeiro a Deus por todas oportunidades. Ao presidente Antônio Henrique pela confiança em seu trabalho; a sua equipe pela parceria e dedicação e à sua família pela paciência e compreensão nos momentos de ausência. “Parabéns a todos homenageados e parabéns a todos”, concluiu.

Compartilhe:
Veja Mais