Coberturas
Dia do Matemático é celebrado nesta terça na Assembleia Legislativa
Home Últimas Notícias Dia do Matemático é celebrado nesta terça na Assembleia Legislativa

Resultado de imagem para deputado sergio aguiar

A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (22/10), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Matemático. O evento atende requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT).

Segundo o parlamentar, o profissional presta auxílio com seus conhecimentos para planejar e gerenciar sistemas econômicos e sociais, possibilitando a mudança para uso sustentável dos recursos. “Viajam pelo universo guiados por cálculos matemáticos precisos, baseados na posição do sol, estrelas e satélites GPS. Exploram o interior do corpo humano através de tomografia computadorizada e ressonância magnética, construindo imagens a partir de dados numéricos, através de algoritmos matemáticos”, ressalta.

O parlamentar justifica ainda a homenagem lembrando que a matemática contribui para ampliar as fronteiras do conhecimento. “A matemática pura dedica-se à teoria, criando novos princípios, desenvolvendo relações entre os corpos existentes, reformulando teorias e ampliando as fronteiras do conhecimento”, explica.

Já a matemática aplicada, acrescenta ele, é responsável pelo fornecimento de ferramentas, modelos matemáticos e métodos computacionais para solucionar problemas de quase todas as áreas do conhecimento, como economia, finanças, engenharia, biologia, medicina, meteorologia, oceanografia e linguística.

Na ocasião, a Academia Cearense de Matemática (ACM) conferirá o diploma  Destaque 2019,  em  reconhecimento à contribuição dada à valorização da matemática. Serão homenageados o matemático Carlile Lavor, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada (Sbmac); Virgílio Augusto Sales Araripe, reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e Paolo Piccione, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Serão homenageados pela Assembleia Legislativa o diretor do colégio Farias Brito, Tales Cavalcante, e representantes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e Academia Cearense de Matemática (ACM).

Compartilhe:
Veja Mais