Coberturas
Reunião do Secretariado começa com monitoramento de obras em execução
Home Últimas Notícias Reunião do Secretariado começa com monitoramento de obras em execução

Prefeito falando ao microfone com secretários sentados em mesa atrás e pessoas embaixo assistindo

 

O prefeito Roberto Cláudio realizou, na manhã da última sexta-feira (16/08), da abertura da reunião com os secretários municipais para acompanhar as demandas de ações e projetos para Fortaleza. A Reunião do Secretariado acontece no Teatro São José e se estende até este sábado (17/08).

Este é o terceiro encontro do ano para avaliação da gestão e acompanhamento de planos e prioridades para os anos de 2019 e 2020. Além dos representantes das pastas, o evento também conta com a participação de servidores e agentes da cidadania, que são convidados para representarem os usuários dos serviços públicos.

“É um momento de imersão que nos ajuda a nos comunicar internamente, a resolver problemas administrativos e também garante agilidade na execução dos investimentos. Mas, sobretudo, é para alinharmos os projetos e evitar possíveis problemas em obras que somam uma grande quantidade de recursos”, explicou o Prefeito.

A manhã começou com a palestra do jornalista e consultor Clóvis de Barros Filho, que falou sobre ética, moral e filosofia. Em seguida, o cronograma das obras em andamento foi apresentado pelo secretário de Governo, Samuel Dias.

 

De acordo com os números, já foram reformadas 60 praças na atual gestão, o que corresponde a 30% do total de 210 praças contempladas. Um total de 14 espaços estão em obra e 33 estão aptos para iniciar os trabalhos. Outras 103 praças serão reformadas e estão em fase de projeto. Também já foram trocados 92% da iluminação da Cidade, que agora conta com lâmpadas de LED.

Na pasta de Mobilidade, os números mostram que 100% da frota do transporte coletivo já possui wi-fi e 35% dos ônibus da Capital já contam com ar-condicionado. A meta é chegar em 60% até 2020. Foram implantados ainda 12,3 quilômetros de corredores e faixas exclusivas para o transporte público.

Com relação às bicicletas compartilhadas, até agora foram implantados 64 quilômetros de ciclofaixas ou ciclovias. A meta é fechar em 150 quilômetros, além de 120 novas estações do Bicicletar e outras 12 do Bicicleta Integrada. Os processos já estão em licitação.

Na área da Saúde, uma das pastas prioritárias do Município, a meta é entregar o IJF2 e implantar mais 400 novos leitos na Rede de Saúde Pública de Fortaleza. Até agora, o anexo do Instituto Doutor José Frota está com 56% das obras concluídas. Já o Hospital da Parangaba, o Hospital da Criança e o Frotinha do Antônio Bezerra seguem em obras.

Na Educação, a execução dos projetos também segue dentro do prazo. Das 40 novas creches prometidas, 21 já foram implantadas. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza investe nos Centros de Educação Infantil (CEI), tendo oito em obras e 13 em licitação.

Como ocorre em todas as Reuniões do Secretariado, os grupos de trabalho foram divididos em nove temas: Saúde, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Mobilidade, Segurança, Cultura/Turismo/Esporte e Lazer, Economia e Competitividade, Proteção Social e Gestão e Governança. Durante 40 minutos, os profissionais analisaram a evolução dos trabalhos e buscaram estratégias para corrigir e avançar na execução dos projetos.

Compartilhe:
Veja Mais